sexta-feira, 30 de abril de 2010

AVISO AOS ALUNOS

CAROS ALUNOS (AS):
ENCONTRO-ME DE LICENÇA MÉDICA, AFASTADO POR ALGUNS DIAS, PORÉM GOSTARIA DE ESCLARECER QUE AS ATIVIDADES DO BLOG E TAREFA ACOMPANHADA IRÃO CONTINUAR A SER REALIZADAS NO 2° BIMESTRE. ESTAREI DANDO SUPORTE AO PROFESSOR SUBSTITUTO, PARA QUE AS ATIVIDADES NÃO SEJAM INTERROMPIDAS.
DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSÃO.
PROF. ALCEU E. DE OLIVEIRA
MATEMÁTICA

sábado, 24 de abril de 2010

DESAFIO DE MATEMÁTICA - 2° BIMESTRE - 2010

De acordo com a Associação Paulista de Supermercados, o brasileiro gasta, em média, por mês, 21% do orçamento com alimentação e bebidas, 11% em transportes, 17% em habitação, 6% em saúde e 10 % em serviços e tarifas públicas. Faça uma pesquisa sobre o orçamento de sua família e descubra se os valores gastos correspondem aos estipulados pela Associação.
Responda:
a) Qual é a renda familiar total?
b) Esse valor em salários mínimos corresponde a: um salário? dois salários? três salários?
c)Quanto sua família gasta com:
- Alimentação e bebidas.
- Transportes.
- Habilitação.
- Saúde.
- Serviços e tarifas públicas.
Orientações:
* Individualmente, você fará o levantamento dessas informações, que deverão ser entregues numa folha, contendo: capa (com o nome da escola), nome do aluno e as respostas dos questionários acima.
* Prazo para a entrega do trabalho: 11/05/2010
* Valor do trabalho: 5,0 (cinco pontos)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

DESAFIO DE MATEMÁTICA - 05/04 A 27/04


Três pescadores descobriram um baú cheio de moedas de ouro. Guardaram-no para dividir o tesouro no dia seguinte. De manhã cedo, o primeiro pescador acordou e resolveu pegar a sua parte do tesouro. Dividiu as moedas em três partes iguais e, percebendo que sobrara uma, atirou-a ao mar para evitar brigas, retirando a sua parte em seguida. O segundo pescador acordou e, sem saber que o seu colega já havia retirado a sua parte, fez o mesmo que seu amigo: dividiu o tesouro em três partes iguais, retirou a sua parte e, como ao repartir também sobrou uma moeda, atirou-a ao mar. Quando o terceiro pescador acordou, decidiu dividir as moedas que ainda sobravam no baú em três partes iguais, retirando a sua parte e, como também sobrara uma moeda, jogou-a ao mar para evitar brigas, deixando no baú 14 moedas. Quando os três pescadores se reencontraram, conversaram e surpreenderam-se com o que havia acontecido, acertando amigavelmente as contas. Quantas moedas havia inicialmente no baú?