sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BIBLIOTECA - O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA

Acadêmica de Pedagogia.

Emilia a boneca de pano.

Contando uma história.

Os alunos estavam envolvidos pela mágia da leitura.


Fotos com a turma do 3° ano da Prof. Gisléia.

Emilia e o amigo Lauson.

A Bruxa e o amigo Lauson.

Foi abordado ainda sobre a importância de conservar os livros na biblioteca.

OFICINA DE CAPACITAÇÃO - AMBIENTE ALFABETIZADOR

Sirlene - falando sobre o material recebido pela SED.

Manual dos anos iniciais.

O ambiente alfabetizador.

Fazendo repasses sobre a importância de uma Avaliação inclusiva.

Discussão sobre as avaliações diagnósticas.

Eu e as ferramentas educacionais.

Sirlene - apresentação do material Gramática na prática.

Painéis para a sala de aula - alguns exemplos.

A diretora Maria Aparecida - falando sobre o índice de aproveitamento do 1° semestre de 2011.

Os gráficos de desempenho - momento de discussão e reflexão dos resultados.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - FUNÇÃO DO 1° GRAU

EXERCÍCIOS
1) Represente os pares coordenados no plano cartesiano:

a) A (2,3)

b) B (-1, 2)

c) C (-2, -1)

d) D (-5, 0)

e) E (0, 3)

f) F (4, 1)

g) G (2, - 4)

2) Dada a função do 1° grau f(x) = 3x – 5, determinem o valor de f(2)?

3) Dada as funções do 1° grau, construa o gráfico das funções no plano cartesiano:

a) f (x) = x + 4

b) f (x) = 2x -1

c) f (x) = x – 2

d) f (x) = 5x

e) f (x) = 3x - 2

4) Dadas a funções abaixo, determine o zero das funções dadas:

a) y = x + 2

b) y = x - 4

c) y = 2x – 10

d) y = 3x + 6

e) y = 2x – 2

f) y = 6 - x



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Reciclar é preciso!!

Vamos comprar essa idéia, o planeta terra precisa!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sala de informática - 9° A - Matutino

Os alunos estavam prestando atenção nas explicações.

Softwares utilizado para a construção de função do 1° grau.

Vídeo-aula: Função do 1° grau.



Exercícios de fixação de conteúdos.

Exercícios no telão.


Os alunos desenvolvendo as atividades.



Blog Matemática é tudo!!


sábado, 6 de agosto de 2011

RESULTADO DO SIMULADO DE MATEMÁTICA - 2° SEMESTRE 2011

SIMULADO DE MATEMÁTICA
DATA: 02/08/2011
SALAS: 9° A e B - MAT/VESP

9° A - MÉDIA DA SALA = 5,0.

9° B - MÉDIA DA SALA = 4,6.

MÉDIA DAS TURMAS = 4,8.


"O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. "



(José Arthur Giannotti)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

LOUVAR AO SENHOR - MOMENTO DE ORAÇÃO


"Cria ó Deus em mim um coração puro e renova em mim um espírito reto".

Apóstolo Paulo - carta aos Filipenses 4.13 - Bíblia Sagrada

VIDEO AULA - FUNÇÃO DO 1° GRAU

Módulo: Currículo, Projetos e Tecnologias - Ativ. 3-3

CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
Módulo: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Atividade: 3-3
Turma: 2 – Anastácio.
Tutora: Maristela Bortolotto Galhardo.

PROJETO DE AULA
Identificação:
Escola: Maria Corrêa Dias
Município: Anastácio – MS.
Disciplina: Matemática
Ano de realização do Projeto: 2011
Tema: Matemática lúdica: o uso dos jogos educativos em sala.
Área de Conhecimento: Matemática e suas operações.

Desenvolvimento do Projeto:
6º ano do ensino fundamental.

Justificativa:
O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, palavras cruzadas, memória e outros permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido.

Analisando as possibilidades do jogo no ensino da Matemática, percebemos vários momentos em que crianças e jovens, de maneira geral, exercem atividades com jogos em seu dia-a-dia, fora das salas de aula. Muitos desses jogos culturais e espontâneos apresentam impregnados de noções matemáticas que são simplesmente vivenciadas durante sua ação no jogo.

Dados da Aula - O que o aluno poderá aprender com esta aula:
O desenvolvimento do projeto Matemática e ludicidade buscaram envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos. Os vários conteúdos matemáticos trabalhados de forma lúdica e prazerosa com os alunos do Ensino Fundamental (6° ano) da E. E Maria Corrêa Dias (Anastácio, MS) terá grande relevância. Os alunos perceberão que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da Matemática.

Duração das atividades:
Uma semana, totalizando 4 horas/aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
# Noções básicas das operações matemática com números naturais.
# Desenvolver habilidades sensório-motor e a assimilação do conteúdo em sala de aula.
# Auxiliar a evolução da criança, utilizar a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano.

Estratégias e recursos da aula
Criar com os alunos jogos para estimular a aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos, aplicando os mesmos nas séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda com a utilização da sala de tecnologia, ensiná-los a utilizar softwares de jogos educativos em rede ou em sites direcionados a educação.
Os alunos na sala de tecnologia educacional.



E-proinfo : Atividades desenvolvidas - módulo I

Atividade 1.1
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Alunos: Alceu Elias de Oliveira, Eliane de Deus e Sirlene Moura dos Santos Faria.
Ativ 1-1_alceuelias-elianededeus-sirlenefaria

Reflexões Iniciais
Vivemos em mundo digitalizado, onde as velocidades das informações bem como os meios de comunicação e transportes estão atingindo níveis cada vez maiores. Nessa sociedade moderna e globalizada, onde os avanços tecnológicos dominam a sociedade, a área educacional não poderia ficar alheia, nem tão pouco de fora dessa corrida digital.

Nesse processo global e técnico - cientifico dessa nova sociedade, o professor tem um papel fundamental, pois tem a lição de ser o mediador no processo de ensino aprendizagem de seus educandos, sendo assim, um elo entre o saber e a tecnologia. Mais, para que isso aconteça, é necessário que haja o acompanhamento do desenvolvimento dessa sociedade digital e para isso, o professor deverá estar preparado para desenvolver tal função.

Estando preparado, o professor poderá usar esses novos meios para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos, tornando-os capazes de terem sua autonomia na busca e na seleção de informações, na critica como cidadão, no conhecimento para resolver problemas da vida e do trabalho e acima de tudo de serem capazes de utilizar os sistemas tecnológicos que marcam a sociedade contemporânea, sejam eles de ordem sonora, visual ou hipermídia, para o seu bem estar diário.

Nesse contexto, o processo de ensino aprendizagem estará ligado não apenas ao acesso dessas informações tecnológicas, mas também de saber como buscar essas informações em diferentes fontes e saber transformá-las em conhecimento para serem usadas no dia-a-dia, seja para resolver problemas de ordem pessoal ou até mesmo no trabalho.

Atividade 1.2
Quem sou como professor e Aprendiz?
Reflita acerca das seguintes questões:
- O que é ser professor hoje?

Num mundo totalmente globalizado, onde nossos alunos trazem de casa uma bagagem considerável de conhecimentos, sejam eles por meio de TV, rádio, computadores (internet), ser professor hoje, realmente é mais fácil que nos tempos anteriores, porém faz-se necessário que tenhamos como fonte de inspiração uma gama de conhecimentos que nos torne capazes de absorver todos esses “novos alunos”, sabendo direcioná-los para uma aprendizagem significativa, sendo responsável pela formação de um cidadão crítico e transformador.

- Quem sou eu (professor) neste contexto?

No contexto dos meios tecnológicos, acredito ser um professor que está à frente de muitos, pois há dois anos trabalho, com os meios tecnológicos como aliado a aprendizagem de Matemática, possuo um blog de Matemática, que utilizo como um caminho para encurtar laços de conhecimentos matemáticos com os alunos, pois trabalho em Campo Grande – MS, com os alunos das séries finais do ensino fundamental, pelo município. Ambiente criado para informar, ensinar, trocar experiências e até mostrar ao mundo, quais são os métodos de ensino utilizado por mim, como formador de opinião e professor de Matemática.

Atividade 1.3

Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?

De acordo com Ladislau Dowbor os meios tecnológicos se fazem presente no cotidiano de todos, sejam professores ou alunos. O que precisa na verdade é estarmos dispostos a organizar todas as informações que vem de fora. O autor cita ainda que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora. De fato lidar com os meios tecnológicos para muitos professores tem sido visto como algo difícil, pois os alunos que temos hoje estão antenados com as tecnologias ao seu alcance, como celulares ultramodernos. Faz necessário que as capacitações continuadas, com esta, venha a acontecer com maior freqüência, pois assim os profissionais que lidam com a educação se familiarizarem cada vez mais com as tecnologias educacionais, fazendo com que os conhecimentos sejam direcionados para uma aprendizagem significativa e atrativa.

Atividade 1.4
Tecnologias Forma utilizada

Sala de informática Através de planejamento, a sala de informática é utilizada por meio de mecanismos estratégicos dentro de cada componente curricular.

Notebook e datashow Utilizados para reproduzir conteúdos (slides) usando o programa do PowerPoint ou até filmes didáticos (DVDs).

Internet
Meio utilizado para pesquisas de conteúdos.
Aparelho de som
Aparelho utilizado em sala para reproduzir músicas em datas comemorativas.
Aparelho de Dvds
Utilizado em sala de aula para reproduzir filmes didáticos e/ou informativos.
Textos impressos (tarefa) Atividades com textos impressos, como mecanismos utilizado para exercitar os conhecimentos adquiridos.
Blogs
Mecanismo utilizado para ensinar, informar e trocar conhecimentos interdisciplinares.

CONCLUSÕES:

Apesar de estarem acostumados com o mecanismo de quadro e giz, pode-se observar que vários tipos de tecnologias vêm sendo utilizados no cotidiano de sala de aula, sejam elas desde tecnologias audiovisuais, jogos, internet, como fonte de pesquisas e busca de conhecimentos. Percebe-se que alguns profissionais da educação ainda estão se familiarizando com tais tecnologias, de fato podemos concluir que esses mecanismos de ensino diferenciado, sejam um elo entre para tornar as aulas mais interessantes e motivadores, sempre em busca de uma aprendizagem significativa e realista.
Fórum webquest

As webquest são ferramentas de aprendizagens direcionadas, assim pude notar que essa metodologia de ensino, torna a aula atraente e motivadora, fazendo com que os alunos sejam os próprios construtores de seus saberes, diversificando e dando estratégias de conhecimento direcionado para uma aprendizagem significativa.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Material dourado - uso na representação dos números quadrados perfeitos

Alunos do 8° ano C - vespertino - Ana Caroline.

Os alunos do 8° ano C vespertino.

11² = 1. 100 + 2. 10 + 1 = 121

12²  = 1. 100 + 4. 10 + 4 = 144.

13² = 1. 100 + 6. 10 + 9 = 169.

Os alunos foram divididos em grupos.

Decomposição dos números naturais.

Números quadrados perfeitos.

Estavam todos envolvidos na realização das atividades.

Representação dos quadrados perfeitos.

Realmente o ensino tem maior significância quando mostrado de forma lúdica.

Números quadrados perfeitos.


Quadrado perfeito 6² = 36.

Os alunos dos oitavos anos da E. M. Fauze Scaff Gattass Filho, realizaram esta aula significativa com o uso do material dourado, dando mais clareza no conteúdo e envolvimento de todos para uma aprendizagem significativa.