quinta-feira, 4 de agosto de 2011

E-proinfo : Atividades desenvolvidas - módulo I

Atividade 1.1
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Alunos: Alceu Elias de Oliveira, Eliane de Deus e Sirlene Moura dos Santos Faria.
Ativ 1-1_alceuelias-elianededeus-sirlenefaria

Reflexões Iniciais
Vivemos em mundo digitalizado, onde as velocidades das informações bem como os meios de comunicação e transportes estão atingindo níveis cada vez maiores. Nessa sociedade moderna e globalizada, onde os avanços tecnológicos dominam a sociedade, a área educacional não poderia ficar alheia, nem tão pouco de fora dessa corrida digital.

Nesse processo global e técnico - cientifico dessa nova sociedade, o professor tem um papel fundamental, pois tem a lição de ser o mediador no processo de ensino aprendizagem de seus educandos, sendo assim, um elo entre o saber e a tecnologia. Mais, para que isso aconteça, é necessário que haja o acompanhamento do desenvolvimento dessa sociedade digital e para isso, o professor deverá estar preparado para desenvolver tal função.

Estando preparado, o professor poderá usar esses novos meios para o crescimento e desenvolvimento de seus alunos, tornando-os capazes de terem sua autonomia na busca e na seleção de informações, na critica como cidadão, no conhecimento para resolver problemas da vida e do trabalho e acima de tudo de serem capazes de utilizar os sistemas tecnológicos que marcam a sociedade contemporânea, sejam eles de ordem sonora, visual ou hipermídia, para o seu bem estar diário.

Nesse contexto, o processo de ensino aprendizagem estará ligado não apenas ao acesso dessas informações tecnológicas, mas também de saber como buscar essas informações em diferentes fontes e saber transformá-las em conhecimento para serem usadas no dia-a-dia, seja para resolver problemas de ordem pessoal ou até mesmo no trabalho.

Atividade 1.2
Quem sou como professor e Aprendiz?
Reflita acerca das seguintes questões:
- O que é ser professor hoje?

Num mundo totalmente globalizado, onde nossos alunos trazem de casa uma bagagem considerável de conhecimentos, sejam eles por meio de TV, rádio, computadores (internet), ser professor hoje, realmente é mais fácil que nos tempos anteriores, porém faz-se necessário que tenhamos como fonte de inspiração uma gama de conhecimentos que nos torne capazes de absorver todos esses “novos alunos”, sabendo direcioná-los para uma aprendizagem significativa, sendo responsável pela formação de um cidadão crítico e transformador.

- Quem sou eu (professor) neste contexto?

No contexto dos meios tecnológicos, acredito ser um professor que está à frente de muitos, pois há dois anos trabalho, com os meios tecnológicos como aliado a aprendizagem de Matemática, possuo um blog de Matemática, que utilizo como um caminho para encurtar laços de conhecimentos matemáticos com os alunos, pois trabalho em Campo Grande – MS, com os alunos das séries finais do ensino fundamental, pelo município. Ambiente criado para informar, ensinar, trocar experiências e até mostrar ao mundo, quais são os métodos de ensino utilizado por mim, como formador de opinião e professor de Matemática.

Atividade 1.3

Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?

De acordo com Ladislau Dowbor os meios tecnológicos se fazem presente no cotidiano de todos, sejam professores ou alunos. O que precisa na verdade é estarmos dispostos a organizar todas as informações que vem de fora. O autor cita ainda que a escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora. De fato lidar com os meios tecnológicos para muitos professores tem sido visto como algo difícil, pois os alunos que temos hoje estão antenados com as tecnologias ao seu alcance, como celulares ultramodernos. Faz necessário que as capacitações continuadas, com esta, venha a acontecer com maior freqüência, pois assim os profissionais que lidam com a educação se familiarizarem cada vez mais com as tecnologias educacionais, fazendo com que os conhecimentos sejam direcionados para uma aprendizagem significativa e atrativa.

Atividade 1.4
Tecnologias Forma utilizada

Sala de informática Através de planejamento, a sala de informática é utilizada por meio de mecanismos estratégicos dentro de cada componente curricular.

Notebook e datashow Utilizados para reproduzir conteúdos (slides) usando o programa do PowerPoint ou até filmes didáticos (DVDs).

Internet
Meio utilizado para pesquisas de conteúdos.
Aparelho de som
Aparelho utilizado em sala para reproduzir músicas em datas comemorativas.
Aparelho de Dvds
Utilizado em sala de aula para reproduzir filmes didáticos e/ou informativos.
Textos impressos (tarefa) Atividades com textos impressos, como mecanismos utilizado para exercitar os conhecimentos adquiridos.
Blogs
Mecanismo utilizado para ensinar, informar e trocar conhecimentos interdisciplinares.

CONCLUSÕES:

Apesar de estarem acostumados com o mecanismo de quadro e giz, pode-se observar que vários tipos de tecnologias vêm sendo utilizados no cotidiano de sala de aula, sejam elas desde tecnologias audiovisuais, jogos, internet, como fonte de pesquisas e busca de conhecimentos. Percebe-se que alguns profissionais da educação ainda estão se familiarizando com tais tecnologias, de fato podemos concluir que esses mecanismos de ensino diferenciado, sejam um elo entre para tornar as aulas mais interessantes e motivadores, sempre em busca de uma aprendizagem significativa e realista.
Fórum webquest

As webquest são ferramentas de aprendizagens direcionadas, assim pude notar que essa metodologia de ensino, torna a aula atraente e motivadora, fazendo com que os alunos sejam os próprios construtores de seus saberes, diversificando e dando estratégias de conhecimento direcionado para uma aprendizagem significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário