quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Módulo: Currículo, Projetos e Tecnologias - Ativ. 3-3

CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs
Módulo: Currículo, Projetos e Tecnologias.
Atividade: 3-3
Turma: 2 – Anastácio.
Tutora: Maristela Bortolotto Galhardo.

PROJETO DE AULA
Identificação:
Escola: Maria Corrêa Dias
Município: Anastácio – MS.
Disciplina: Matemática
Ano de realização do Projeto: 2011
Tema: Matemática lúdica: o uso dos jogos educativos em sala.
Área de Conhecimento: Matemática e suas operações.

Desenvolvimento do Projeto:
6º ano do ensino fundamental.

Justificativa:
O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como dominó, quebra-cabeça, palavras cruzadas, memória e outros permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido.

Analisando as possibilidades do jogo no ensino da Matemática, percebemos vários momentos em que crianças e jovens, de maneira geral, exercem atividades com jogos em seu dia-a-dia, fora das salas de aula. Muitos desses jogos culturais e espontâneos apresentam impregnados de noções matemáticas que são simplesmente vivenciadas durante sua ação no jogo.

Dados da Aula - O que o aluno poderá aprender com esta aula:
O desenvolvimento do projeto Matemática e ludicidade buscaram envolver os educandos nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos. Os vários conteúdos matemáticos trabalhados de forma lúdica e prazerosa com os alunos do Ensino Fundamental (6° ano) da E. E Maria Corrêa Dias (Anastácio, MS) terá grande relevância. Os alunos perceberão que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da Matemática.

Duração das atividades:
Uma semana, totalizando 4 horas/aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
# Noções básicas das operações matemática com números naturais.
# Desenvolver habilidades sensório-motor e a assimilação do conteúdo em sala de aula.
# Auxiliar a evolução da criança, utilizar a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano.

Estratégias e recursos da aula
Criar com os alunos jogos para estimular a aprendizagem de diversos conteúdos matemáticos, aplicando os mesmos nas séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda com a utilização da sala de tecnologia, ensiná-los a utilizar softwares de jogos educativos em rede ou em sites direcionados a educação.
Os alunos na sala de tecnologia educacional.



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