PORTFÓLIO DA ATIVIDADE DO GESTAR II – TP5
UNIDADE 20 – OS TRIÂNGULOS NA VIDA DOS HOMENS: CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS.
QUESTIONÁRIO DA 2ª ATIVIDADES NO QUADRO
ATIVIDADE AULA 8 – TRIÂNGULOS SEMELHANTES DA TP5 APLICADA AOS ALUNOS DO 9° ANO MATUTINO E VESPERTINO.
O uso da régua para a aferição de medidas.
Tarefa 1 –
Síntese dos textos de referências segue em anexo;
Tarefa 2 –
a) O ponto mais interessante:
- A atividade realizada em grupos trouxe várias discussões sobre os assuntos levantados;
- Trabalho colaborativo entre os alunos;
b) Duas das maiores dificuldades na realização do trabalho da proposta de transposição com os seus alunos:
- Dificuldades em relação ao uso da régua, como instrumento de aferição de medidas;
- Congruência de Triângulos ou polígonos – tiveram dificuldades de quanto ao reconhecimento do que fazer, não relacionou a palavra congruência com igualdade;
- Na análise do item c da atividade proposta, alguns grupos não conseguiram visualizar quanto à proporcionalidade dos lados dos triângulos trabalhados;
- Leitura e interpretação do enunciado das atividades propostas;
- As réguas não são padronizadas, observou-se que as medidas dos lados dos triângulos foram diferentes;
Tarefa 3-
A atividade desenvolvida pelos alunos do 9° anos, abordava o assunto da UNIDADE 20 – OS TRIÂNGULOS NA VIDA DOS HOMENS: CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS, assunto este que vem sendo trabalhado com alunos em sala de aula, porém com a realização desta atividade pude observar que o conteúdo proposto ainda traz muitas dúvidas e conceitos ainda não construídos por eles, assim tomarei como ponto de partida, a retomada do assunto, pois as dificuldades encontradas pelos grupos foram muitas. Também observou-se com a realização desta atividade que as réguas existentes no mercado não trazem medidas padronizadas, e que isso deve ser considerável quanto à aplicação desta atividade. O trabalho em grupo, ainda é uma metodologia que tem que ser desenvolvida com alunos, pois é o momento em que devemos trabalhar junto aos alunos o respeito à opinião do outro, assim como se deve respeitar a minha. Mostrando sempre que as opiniões se divergem, para que possamos chegar a um denominador comum, logo o conhecimento ou aprendizado aconteça de forma espontânea, sem o uso da regras e conceitos pré-ditados, mas sim construído por eles mesmos.
Prof. Alceu E. de Oliveira
Matemática
E.M. Fauze Scaff Gattass Filho
muito legal essa atividade que fizemos na escola.
ResponderExcluirparabens por ser um excelente professor